“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

INTELIGÊNCIA

A inteligência (...) é o veículo portador do conhecimento e da compreensão das ocorrências (...) substâncias de natureza espiritual (...).

Observando a natureza, a inteligência tem-na copiado, assim ensejando enriquecimento cultural e psicológico de alto significado.

(p. 32) Dúvida nenhuma porém existe de que a inteligência se exterioriza através das redes neurais que, estimuladas pelas ondas do pensamento que procedem do Self, se encarregam de exteriorizar a sua potencialidade.

(p. 33) Inteligência espiritual – aquela que permite situar a vida e os sentimentos em um contexto mais extenso e significativo, propriciador de objetivos mais duradouros e profundos, que facilita o entendimento para a escolha de um em detrimento de outro caminho para a auto-realização.

Essa Inteligência Espiritual (QS) pode ser considerada como base de sustentação para as duas outras.

(p. 34) musical, espacial, etc. – Indubitavelmente, todas essas variações da inteligência partem do ser profundo e são traduzidas por um dos três sistemas neurais do cérebro humano, para que se tornem realidade no mundo objetivo em favor do intercâmbio entre as criaturas.

Inegavelmente espiritual, a criatura humana é sempre impulsionada a indagações graves, aquelas que dizem respeito à sua existência, e que explicadas, facultam-lhe maior entrosamento no grupo social e mais ampla perspectiva de saúde integral, descobrindo os valores e seus significados que dão sentido de dignidade à existência, facultando, assim, prazer e felicidade.

A descoberta e constatação da Inteligência Espiritual (QS) neste momento, faculta a compreensão da complexidade da alma humana, analisando os dados fornecidos pelo pensamento e elaborando os programas mais compatíveis com as suas necessidades e aspirações no complexo movimento da busca da plenitude.

Perfeitamnete indentificadas as áreas nas quais se exterioriza as diferentes inteligências, há, no entanto, em destaque um ponto-luz que expressa no cérebro a existência daquela de natureza espiritual, impulsionando o ser à compreensão da sua transcendência e da sua destinação no rumo do infinito.

(p. 35) Esse ponto-luz ou divino está situado está situado entre as conexões dos neurônios nos lobos temporais do cérebro.

As pesquisas realizadas mediante a utilização de pósitrons, permitem constatar-se que nas discussões de natureza religiosa ou espiritual, toda vez que o tema versa a respeito de Deus e do Espírito, da vida transcendental e dos valores da alma, de imediato se produz uma iluminação no campo referido demonstrando ser aí que se sedia a Inteligência Espiritual.

É, portanto, essa Inteligência que conduz ao cerne das coisas e facilita a compreensão do abstrato, particularmente quando se refere aos valores da imortalidade da alma, da fé religiosa, da Causalidade universal, do bem, do amor...

Conseguir-se unificar as diversas Inteligências, tornando-as um bloco pelo qual se movimentem as diferentes significações em um conjunto harmônico, é o desafio existencial, qual ocorre com uma orquestra na preparação de um concerto sinfônico, para ser conseguida a harmonia do conjunto. Não fosse, da mesma forma, a existência humana o mais notável conjunto sinfônico de que a Humanidade tem conhecimento?

Texto de Joanna de Angelis, do livro Triunfo Pessoal, por Divaldo Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário