“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

3 comentários:

  1. Boa tarde Michele,

    Gostei muito do blog, gostaria muito que você me ajudasse a entender certas questões se possível, entre psicologia e espiritismo, estou no segundo ano da graduação de psicologia, e embora tenha algum conhecimento raso sobre o espiritismo tenho bastante interesse e acredito muito na doutrina. Estudando psicologia eu sempre percebi que se eu tiver bastante entendimento sobre a doutrina tenho maior possibilidade de compreender melhor a psicologia e ser uma melhor profissional futuramente. Tenho dúvidas em relação a abordagem a qual devo seguir por ex, e percebo pelo que estudo até o momento que provavelmente a mais “ assertiva” seria a psicanalise.

    Embora segundo a aplicação da psicologia rejeite a “mistura” de qualquer doutrina ou religião aplicada a pratica psicológica , para manter bem distantes o que seria “místico” e o cientifico, penso que ter mais conhecimento espirita sobre as questões do ser e da psicologia no geral pode ser um diferencial quando estiver lidando com pacientes.

    Poderia falar mais sobre isso? A questão da separação psicologia e espiritismo , e da abordagem “correta” ou mais prox do correto.

    Muito obrigada.

    ( sugestão atualize sua mídia digital. Para um canal no youtube ou pag do face , seria atrativo e mais visualizado. Bjs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Michele
      Após 25 anos de estudos dentro da Doutrina Espirita ,hoje quase aos 50 anos resolvi também iniciar graduação em psicologia exatamente pela intima relação entre a doutrina e a psicologia , até então era um autodidata em psicologia
      A obra mais indicada para você que busca conhecer a relação mais intima da doutrina espírita com a psicologia é a Série Psicológica de Joana de Angelis do médium espirita Divaldo Pereira Franco .
      É uma série de Obras ( O Homem Interal , O Despertar do Espírito , Autodescobrimento uma busca interior , etc ) onde a autora faz uma ponte entre o conhecimento espírita e a psicologia , principalmente a junguiana.
      Gostaria de manter contato para troca de experiência , meu e-mail é dudu_alciones@hotmail.com

      Excluir
    2. Bom dia Michele
      Estudo a Doutrina Espirita há 25 anos e agora estou fazendo graduação em psicologia e a obra mais indicada para você que busca um maior conhecimento sobre a relação da doutrina espírita e a psicologia é a Série Psicológica de Joana de Angelis do médium espirita Divaldo Pereira Franco , em que a autora faz uma ponte entre o conhecimento espírita e a psicologia , principalmente a junguiana
      Gostaria de manter contato para troca de experiência meu email é dudu_alciones@hotmail.com

      Excluir