“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

Intuição


Imagem: Caverna na China

Segundo Jung (em Fundamentos de Psicologia Analítica), a intuição é um tipo de percepção que se registra a nível inconsciente, não passando pelos sentidos.

Sonhos premonitórios, comunicações telepáticas, etc., são propriedades da intuição. Se prestarmos atenção, registraremos em todo lugar percepções que, de certa forma, trabalham através de dados subliminares, como percepções sensoriais tão sutis que escapam à nossa consciência.

Ele cita o exemplo da criptominésia (que seria um processo parapsicológico que ativa, na consciência, fatos esquecidos, depositados em camadas profundas do inconsciente), onde algo irrompe na consciência.

A intuição é, assim, uma propriedade que nos mostra as limitações do alcance de nosso conjunto orgânico, onde mais uma vez uma compreensão da psicologia à luz do espiritismo pode se fazer útil.

Como aprimorar a intuição?


No livro “A Nova geração: a visão espírita sobre crianças índigo e cristal”, Divaldo Franco responde a uma questão sobre como aprimorar a intuição:

“a melhor técnica é aprender a fazer silêncio interior, asserenando a mente a fim de poder ouvir as estrelas, captando-lhes o som inarticulado. Nossas existências são muito tumultuadas, o que dificulta este mister. No entanto, quando conseguimos parar e mente, sintonizamos com o Pensamento Divino.

Mantenhamos uma boa técnica de respiração: inspirando com a boca fechada, bastante e devagar, retendo o oxigênio e expirando com a boca semi-aberta, até eliminar o gás carbônico dos pulmões. Bem suavemente iremos nos renovando, e ao nos renovarmos, as toxinas são eliminadas do cérebro, facultando-nos harmonia interior."

Nenhum comentário:

Postar um comentário