“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

Corpúsculos Mentais


"Como alicerce vivo de todas as realizações nos planos físico e extrafísico, encontramos o pensamento por agente essencial. Entretanto, ele ainda é matéria, — a matéria mental, em que as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos e no qual surpreendemos elementos que transcendem o sistema periódico dos elementos químicos conhecidos no mundo.

Temos, ainda aqui, as formações corpusculares, com bases nos sistemas atômicos em diferentes condições vibratórias, considerando os átomos, tanto no plano físico, quanto no plano mental, como associações de cargas positivas e negativas. Isso nos compele naturalmente a denominar tais princípios de «núcleos, prótons, nêutrons, posítrons, elétrons ou fótons mentais», em vista da ausência de terminologia analógica para estruturação mais segura de nossos apontamentos.

Assim é que o halo vital ou aura de cada criatura permanece tecido de correntes atômicas sutis dos pensamentos que lhe são próprios ou habituais, dentro de normas que correspondem à lei dos «quanta de energia» e aos princípios da mecânica ondulatória, que lhes imprimem frequência e cor peculiares.

Essas forças, em constantes movimentos sincrônicos ou estado de agitação pelos impulsos da vontade, estabelecem para cada pessoa uma onda mental própria."

- Texto de André Luiz, no livro Mecanismos da Mediunidade, psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.


2 comentários:

  1. Muito oportuno este texto.
    Nos faz refletir sobre o nosso pensamento neste imenso mundo do sutil.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. É como diz o ditado:

    "Vigiai seus pensamentos, pois eles poderão se tornar suas palavras.

    Vigiai suas palavras, pois elas poderão se tornar seus atos.

    Vigiai seus atos, pois eles poderão se tornar seus hábitos.

    Vigiai seus hábitos, pois eles poderão se tornar o seu caráter.

    Vigiai o seu caráter, pois ele poderá se tornar o seu destino."

    Votos de paz!

    ResponderExcluir