“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

Bipolaridade

Imagem: Paisagem do Canadá


Bezerra de Menezes diz que é lamentável que persista a distância entre a terapia psiquiátrica e a psico-terapêutica espiritual. Isso porque em muitos casos tem redundado infrutíferos, senão perniciosos, os tratamentos à base dos derivados de barbitúricos, quanto do eletrochoque.

Do ponto de vista psiquiátrico, discute-se que a  causa se encontre nos genes, transmitida hereditariamente de uma para outra geração, sendo, em consequência, uma fatalidade inditosa e irremissível para os descendentes de portadores da mesma enfermidade, especialmente nas vítimas da chamada convergência hereditária.

Afirma-se, dentro dessa colocação, que o desvio patológico exagerado da forma de ser ciclóide, somado a uma formação física pícnica, na qual estão presentes as forças predominantes das glândulas viscerais encarregadas da determinação do humor, faz-se responsável pelo quadro da bipolaridade. É exatamente, dizem, esta constituição ciclóide que oferece os meios próprios para a irrupção deste transtorno, tornando-se, desta forma, o indutor hereditário.

Asseveram outros estudiosos que a bipolaridade resulta de alterações endócrinas, particularmente nos quadros das manias e melancolias. Ainda diversos psiquiatras acreditam como fatores predominantes as variações do quimismo orgânico.

As contribuições psicológicas também são relevantes, procurando as causas dessa alienação na prevalência das reações do êxito e do insucesso.

Os conceitos psicanalíticos se referem a traumatismos morais, respondendo pelos choques impostos ao narcisismo, facultando o eclodir da distonia.

Espiritualmente, entretanto, os sintomas são consequências de causas remotas que os produziram ao império da atual reencarnação.

(do livro "Nas Fronteiras da Loucura", de Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Franco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário