“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

Psicoses


Carneiro de Campos explica a problemática das psicoses. Diz ele:

Nos fatores exógenos, há causas externas (tóxicos, infecções) e corpóreas (doenças de outros órgãos, distúrbios do metabolismo, amências, estados crepusculares, delírios confusionais) e de ordem endógena (a esquizofrenia, as perturbações mentais da epilepsia, a psicose maníaco-depressiva), em que as psicoses se expressam como um processo de autopunição que o Espírito se impõe pelos malogros e os crimes cometidos em outras vidas, que não foram alcançados pela legislação humana.

O ser espiritual é sempre responsável pela conjuntura que padece. No Espírito encontram-se latentes os valiosos recursos que o podem incitar à liberação do carma pela importância da terapêutica tradicional, quando o paciente resolve ajudar-se;

pela técnica fluidoterápica da ciência espírita, quando o alienado deseja cooperar;

mediante os recursos valiosos da psicoterapia por meio da auto, da heterossugestão do otimismo;

da oração, da edificação de si mesmo, quando o enfermo deseja submeter-se espontaneamente.

Em qualquer problema de ordem mental como psicológica, o terreno em que se desbordam as enfermidades e distonias é o mesmo que agasalha os sêmens de vida e saúde.

A caridade fraternal junto aos psicóticos, a solidariedade gentil, a paciência irrefragável, a intercessão generosa em seu benefício são contribuições inestimáveis.

Simultaneamente, a evangelização do enfermo, a disciplina que a si deve se impor, a diretriz de reabilitação por meio de um roteiro de trabalho renovador e produtivo são indispensáveis recursos para recompor os painéis mentais desarticulados.

o espírito se reajusta à ordem universal


Máquina em desequilíbrio = dificuldade para o condutor

Condução irresponsável = maquinaria em desarticulação

Sempre se pode ajudar, mesmo não se esperando uma reabilitação imediata, ao menos uma liberação do compromisso negativo, tendo em vista que a vida não se circunscreve ao breve período da reencarnação.

(do livro "Sementes de Vida Eterna", psicografado por Divaldo Franco)

Imagem: obra de Salvador Dali - "Lugubrious Game"

Nenhum comentário:

Postar um comentário