“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

Depressão

"Sabeis porque, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida? É que o vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele. Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia e vos julgais infelizes.

Crede-me, resisti com energia a essas impressões, que vos enfraquecem a vontade. São inatas no espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor; mas, não a busqueis neste mundo e, agora , quando Deus vos envia os Espíritos que lhe pertencem, para vos instruírem acerca da felicidade que vos reserva, aguardai pacientemente o anjo da libertação, para vos ajudar a romper os liames que vos mantém cativo o Espírito.

Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes que desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou. Se, no curso desse degredo-provação, exonerando-vos dos vossos encargos, sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede fortes e corajosos para os suportar. Afrontai-os resolutos. Duram pouco e vos conduzirão à companhia dos amigos por quem chorais e que, jubilosos por ver-vos de novo entre eles, vos estenderão braços, a fim de guiar-vos a uma região inacessível às aflições da Terra." (François de Gèneve em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec)


Tratamento Espiritual

O espírito Manoel Philomeno de Miranda, em seu livro "Tormentos da Obessão" (Divaldo Franco), propõe um tratamento para a cura da depressão. Consiste em:
- praxiterapia / laborterapia
- terapia bioenergética (passes, água fluidificada, oração, vibrações favoráveis à restauração)
- alteração da conduta mental e comportamental
- desobsessão
- valores morais (Deus)
- amorterapia, evangelhoterapia, fazer o bem ao próximo
- oferecer ao paciente: compreensão, bondade, estímulo constante

Jorge Worm (em “Obsessores dentro da minha mente”) entende a depressão como um “desvio do caminho da luz”, dizendo que muitas pessoas acabam por se transformar em “eternos clientes das sensações prazerosas da vida” e que “essa sensibilidade quando não saciada provoca como retorno profundos estados depressivos”. Diz ele:

“Parece que elegemos determinados componentes da vida como razão de ser da nossa existência, - os quais, uma vez não alcançados, ‘não valeria a pena viver´- atribuindo valor, causa e fim para a nossa vida, em cima de elementos que, na realidade, não estamos seguros se, de fato, vão contribuir e assegurar a conquista almejada. (...) Desgastados pelos dispêndios de energia e estresse consumidos no interregno entre as nossas expectativas e resultados e não contemplados pelos bafejos da sorte, postamo-nos deprimidos (...). Rebaixados em nosso teor vibratório, desvitalizados em nossa taxa energética e descompassados em nossas gratificações de vida, a depressão entra em nossa vida como uma peneira a retirar as nossas mais vigorosas reservas, deixando em nosso espírito uma sensação de cansaço, asfixia e temor no ato de viver”.

Segundo o autor citado, a obsessão pode junto a isso tudo tentar “minar nosso ânimo, mediante uma sequência de maus resultados, graças à sua ação nefasta junto aos nossos empreendimentos”.

A reeducação dessa tendência, segundo ele, se processa mediante intensificação da pedagogia da dor, onde a incessante busca do prazer deixa de ser uma renovada oportunidade da sua saciedade, para se constituir num salto irrefletido para a escola infalível do sofrimento.

Entretanto, “O erro grave está somente em cessar de combater. Tudo o mais é crescimento, embora não pareça” (J. Krishnamurti em “Aos Pés do Mestre”).

O autor espiritual Hammed (no livro "As Dores da Alma") analisa a depressão, o medo, a culpa, a perda, a dependência, a mágoa, a rigidez, a repressão e outras dores, construindo pontes entre os métodos da pedagogia, da sociologia e da psicologia e diversas questões do Livro dos Espíritos.

Em muitas circunstâncias, podemos considerar a depressão como natural período de transição. São tempos de mudança e crescimento, épocas de tristeza que antecedem novos horizontes de amadurecimento do ser em constante processo de evolução.

Os fenômenos naturais da vida sucedem, organizados, em ciclos determinados. Os períodos de troca dos antigos conceitos por outros tantos mais novos e melhores para o nosso momento atual fazem parte desse ciclo natural da consciência humana. Porque somos também natureza; possuímos as estações da alegria, do entusiasmo, da moderação e do desânimo, assim como as da primavera, do verão, do outono e do inverno.

Aprendendo com a natureza entre as observações das leis que regem os ecossistemas, é que deixaremos as atmosferas cinzentas da depressão passar para fixarmo-nos nos dias de sol e de alegria, que voltarão a brilhar.

Os elementos da natureza não existem separados uns dos outros, mas tendem a se combinar em sistemas mais complexos, estabelecidos a partir de uma série de associações físicas e biológicas. Através das relações de permutas constantes, eles adquirem uma espécie de “vida coletiva”, o que lhes dá uma habilidade para se auto-organizarem e autorreproduzirem ao longo do tempo. A esse fenômeno a Ecologia denomina “ecossistema”. O pensamento ecológico procura investigar algumas das leis que regulam e formam os mecanismos ecossistêmicos. Vamos descrever as que consideramos mais importantes para as nossas reflexões neste estudo:

1) A “Diversidade” – quanto maior a multiplicidade de elementos existentes no ecossistema, maior sua capacidade de se autorregular, pois maiores serão as propriedades com que ele contará para reorganizar os elementos num novo equilíbrio.

2) A “Interdependência” – na unidade funcional do ecossistema tudo está conectado com tudo, de tal modo que não poderemos tocar num elemento isolado sem atingirmos o conjunto. Assim também ocorre com o corpo humano, já que não se pode abalar um órgão sem envolver todo o organismo.

3) A “Reciclagem” – todo elemento natural liberado no ambiente é reintroduzido de alguma forma pelo ecossistema. Através desses reaproveitamentos é que os resíduos biológicos permanecem circulando e sendo reproduzidos numa espécie de ciclo fechado. É isso que permite a sobrevivência desse imenso complexo ecológico.

- O Homem, tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, indefinida, que lhe dá a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extramateriais e o conhecimento de Deus. -

Por sermos parte deste grandioso espetáculo da natureza e possuirmos a capacidade de entendê-lo racionalmente, é que deveríamos ser os primeiros a considerar a sagrada naturalidade que há em nós, bem como a perceber, conscientemente, seu processo atuando em nossa intimidade.

Eis algumas conexões entre as leis ou regras de funcionamento dos ecossistemas, que nos ensinarão a regular nosso ritmo de vida para não voltarmos aos velhos padrões de pensamentos depressivos:

1) Na “diversidade” de novos conhecimentos filosóficos, religiosos ou científicos e na análise de diversos modos de definir a realidade das coisas é que aumentaremos a capacidade de autorregular-nos emocionalmente para restabelecermos um novo equilíbrio existencial.

2) Na “interdependência” da vida social, mas nunca no isolamento, é que extrairemos as experiências de que necessitamos para sair do marasmo, pois é nas relações de permuta constante na vida coletiva que aprenderemos que tudo está relacionado com tudo. Devemos descobrir nossas similaridades com toda a obra da Criação. Ninguém será feliz sozinho, pois o homem é apenas uma parcela dessa grande sinfonia da evolução da vida na Terra.

3) Na “reciclagem” de todos os elementos que as experiências de vida nos oferecem, o reaproveitamento deverá ser feito indistintamente, tanto para o que chamamos bons para os que consideramos maus. Alegria e tristeza são nossos companheiros de viagem, estão sempre nos ensinando algo na caminhada evolucional. Tudo tem seu próprio valor e lugar na existência; por isso, não devemos tentar afastar de forma irrefletida as nuvens negras que impedem, momentaneamente, que a luz nos alcance. A vida na Terra ainda é um jogo de luzes e sombras. Tudo na vida tem um fim utilitário para crescermos integralmente.

A reflexão atenta a esses apontamentos permite-nos entender melhor nossos ciclos depressivos, recolhendo assim as abençoadas sementes da “arte de viver”.

Frente à depressão

"O desânimo é sempre mau conselheiro, cujas sugestões devemos fustigar com todas as nossas melhores forças! Reagi, meus amigos, voltando vossas vontades para a Força Suprema, de onde emanam as energias que alimentam o Universo... e logo sentireis que disposições regeneradoras reerguerão vossas capacidades para o prosseguimento da jornada...

Quando vos sentirdes pusilânimes e tristes diante do inevitável, trabalhai! Procurai na oportunidade, na ação enobrecedora e honesta o restaurador para as faculdades em crise! Nunca seremos tão insignificantes e destituídos de possibilidades, quer na Terra quando homens ou no Invisível como Espíritos desagregados da carne, que não nos permitamos servir ao nosso próximo, cooperando para seu alívio e bem-estar".

(Roberto de Canalejas, no livro "Memórias de um Suicida" de Yvonne Pereira)

Água Fluidificada

Muitas vezes o indivíduo que se encontra em estados depressivos demonstra dificuldade para absorver as energias transmitidas pelo passe, por exemplo.

Por isso a água fluidificada é altamente recomendável, na medida em que é absorvida muito mais facilmente.

3 comentários:

  1. No livro "Vida: desafios & Soluções" da Joanna de Angelis, nos permite perceber que a depressão é resultado de atavismos, e quando incorremos nos mesmos erros que não lembramos, temos a sensação de estarmos batendo na mesma tecla que possui registros de sensações negativas de experiências transatas, portanto é preciso atacar a depressão em várias frentes e desconstruir atavismos.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Você teria mais informações na visão espirita sobre a depressão pos parto e sobre a influencia de uma cesariana na falta de vinculo entre mãe e bebê? Existe alguma explicação espirita quando uma mãe , com 2 filhos pequenos , de repente se vê tão cansada, tão sobrecarregada , que começa a pensar que se visse os filhos felizes criados por outra pessoa, ela não sentiria falta deles?

    ResponderExcluir
  3. A depressão pós-parto está relacionada à intensa alteração hormonal pela qual passa a mulher, e também às alterações neuroquímicas a que está sujeita por razões genéticas. O fato do parto ser feito através de uma cesariana não tem nenhuma relação com a depressão. Do ponto de vista espiritual, pode haver alguma dificuldade anterior entre os espíritos da mãe e do filho, a que não se deve dar maior importância, visto que estamos todos aqui para amar e superar conflitos do passado. A mãe referida deve procurar depressa uma avaliação psiquiátrica, tratar esta depressão com antidepressivos, e procurar atendimento espiritual. Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir