“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

DEUS


Se não há efeito sem causa, basta buscarmos a causa de tudo o que não é realização do homem para concluirmos a existência de uma inteligência superior. Atribuir a origem do Universo ao Nada ou ao Acaso (que são a mesma coisa) é absurdo, é negar a inteligência das leis que tudo regem.

Todos os povos em todas as épocas tiveram um sentimento íntimo, intuitivo, da existência de Deus.

Algumas teorias da psique, como a psicanálise (infelizmente), afirmam que nós temos a necessidade de "criar um Deus" na nossa mente, que seja como um "pai" que nos ama e que nos pune, e que isso é narcísico e infantil. Por isso, a grande maioria dos psicanalistas possui uma forte tendência a ser ateu/ateia.

A nosso ver, entretanto, narcisista é aquele que não adquiriu maturidade suficiente para ter a humildade de se admitir um ser dentre mil outros na Criação, escalando os primeiros degraus da evolução.

Certa vez em uma entrevista na BBC de Londres, Carl Gustav Jung perguntado por um repórter se ele acreditava em Deus, respondeu: - Eu não tenho necessidade de crer em Deus. - Eu O conheço.

Imagem: Star-Birth Clouds in M16- Stellar 'Eggs' emerge from molecular cloud


4 comentários:

  1. Obrigada pelas considerações das postagens anteriores. Estou aproveitando teu material sim, é muito bom. Existe bastante material produtivo na net, é só procurar!!! Achei o teu!!!

    A vaidade e o orgulho dos seres humanos é um grande obstáculo ao crescimento evolutivo. Além de gerar sofrimento impede que a criatura enxergue um pouco mais adiante, observando o objetivo principal da vida terrena. Tristemente constato que todos nós possuímos essas chagas, em diferentes graus. Mas o importante é aprender e crescer sempre com nossos próprios erros e defeitos.

    Votos de paz para você.
    The Girl.

    ResponderExcluir
  2. Exato; no final das contas, até mesmo os "erros" passam a fazer parte daquilo que nos impulsionou a sermos melhores.

    ResponderExcluir
  3. Os enfrentamentos de qualquer natureza constituem oportunidades preciosas para o amadurecimento espiritual de relevância no processo evolutivo, em cada enfrentameno buscamos a diretriz de apoio que se chama DEUS... não ao acaso simples lembranças do nosso passado buscamos o futuro correto e esquecemos dos nosssos ERROS... queremos PERDÃO E NÃO PERDOAR... QUE A PAZ este convosco.

    ResponderExcluir
  4. Ouvi uma explicação tão linda estes dias, referindo-se a Deus como sendo a alma do corpo que conhecemos como “universo”.

    Tens toda razão. Todas as formas de contato de uns seres com os outros favorecem o aprendizado e a evolução. Se lembrarmos que somos todos partes integradas de um Todo, teremos consciência de que estes “enfrentamentos” são inevitáveis, pois são parte da natureza. Por isso, compreender suas leis torna mais harmônico o caminho do melhoramento.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir