“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

Déja Vú


Sentir que já se viveu algo, que já se esteve em tal lugar e que se sabe o que vai acontecer em seguida...

Freud explica o déja vú como produto de fantasias inconscientes, quando algo inconsciente emerge à consciência, provocando uma sensação de "estranheza".

Pensamos que se considerarmos que o psiquismo não é produto do orgânico (e aí entra a visão espírita), mas algo que o transcende e que trás a cada nova encarnação reminiscências psíquicas de existências anteriores (seja no corpo material ou fora dele), este material que emerge pode ser oriundo de muitas fontes (internas).

Pode até mesmo ser uma lembrança real, de algo vivido durante o sono fora do corpo, ou de antes da atual encarnação. Sim, muitas vezes sabemos o que nos espera no futuro, apesar de agirmos sobre ele e o modificarmos no presente. Nem sempre se trata de uma fantasia, propriamente dita. Às vezes se trata de uma lembrança genuína: estivemos em tal lugar em outra existência, ou durante o desdobramento (quando o espírito sai do corpo durante o sono).



2 comentários:

  1. Como iniciante no estudo da doutrina espirita relatei minha forma de compreender o Deja vú a minha amiga e vim verificar se havia sido coerente. De repente reparei que este comentário é identico ao que havia falado.

    ResponderExcluir
  2. De fato, quanto mais estudamos as ciências psi e espiritistas, mais podemos observar que a vida do espírito - seja no corpo físico ou fora dele - é a verdadeira vida.

    Nada se perde nesta nossa trajetória de aprendizado e as impressões de nossas experiências se manifestam como, no caso, o Deja Vu.

    Votos de Paz!

    ResponderExcluir