“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

CONSCIÊNCIA


Imagem: Tori Miyajima - Japão

Diz Joanna de Ângelis (em Triunfo Pessoal, psicografado por Divaldo Franco), em estudo aprofundado das teorias de Carl Jung, que o ego e a consciência estariam inicialmente mergulhados no inconsciente predominante, e em diferentes fases de desenvolvimento iriam passando por um processo de libertação, chegando à autoconsciência, a consciência do próprio ser.

Diz ela que "a conquista da consciência é, desse modo, um parto muito dorido do inconsciente, que continua detendo expressiva parte dos conteúdos psíquicos de que o ego necessita e deve assimiliar. Nesse momento em que se torna consciente do portentoso repositório e passa a expressar-se por seu intermédio, é que a consciência se manifesta".

E continua: "Isso não significa a inexistência do inconsciente pessoal e do coletivo em predominância, mas traduz que um passo avançado foi conseguido na direção da autoconsciência, do enriquecimento pessoal de valores, da responsabilidade, das buscas bem direcionadas, das necessidades de compreensão e absorção do significado existencial".

"Esse crescimento ininterrupto que vem desde as formas mais primárias nas quais o psiquismo se encontrava embrionário, em adormecimento profundo, inconsciente de Si-mesmo e de tudo à sua volta, carreia de uma para outra expressão de vida as heranças ancestrais que passam a constituir-lhe o mesmo patrimônio para ser decodificado quando, na sua humanidade, o espírito alcançar o patamar nobre da consciência plena, degrau que o erguerá à angelitude, que o reconduzirá ao mundo da luz inicial de onde o Demiurgo, o Incriado retira os elementos constitutivos do Universo, gerando tudo..."

"A consciência é, pois, esse altíssimo valor que o Self conquista, integrando todo o patrimônio dos conteúdos psíquicos existentes na realidade do discernimento além do conhecimento, nos sentimentos harmônicos com os instintos, na razão bem direcionada".

3 comentários:

  1. oi, amiga. Que legal que esrá teu blog.

    saudades tuas.

    bj. Ju.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Parabéns pelo blog, que é muito bem feito.
    Sempre fui admirador de Joanna de Angelis mas, como não sou psicólogo,constantemente me atrapalho com certos termos. Bom saber que este seu blog nos ajuda a pensar de maneira um pouco mais fácil.

    Abraços

    Fernando Luiz Petrosky

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em saber. Sintam-se à vontade para participar com suas opiniões e comentários.

    Votos de Paz!

    ResponderExcluir