“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

Sociopatia

Existem causas possíveis desencadea- doras dessas sociopatias, consideran- do-se que aqueles que as sofrem são, invariavelmente, destituídos de medo e de ansiedade, podendo manter-se indiferentes ao perigo, por permanecerem em estado de infância, com uma imaturidade cortical, que fisiologicamente explicaria a sua maneira de assim serem.

Análises feitas mediante eletroencefalogramas demonstraram anormalidades típicas, que responderiam pelo seu estado emocional. Em razão dessa disfunção cortical, o sociopata permanece num estado quase de sono, não totalmente acordado durante os períodos normais. Seria talvez em função dessa subativação cortical, que buscaria inconscientemente motivação estimuladora mediante a emoção do perigo para alcançarem um bom nível de atividade. Em razão dessa disfunção fisiológica, creem alguns estudiosos, manifestar-se-iam as sociopatias.

Propugnam também que a disfunção tem causa genética, bem como fatores ambientais que levaram a uma socialização precoce, sem qualquer disciplina familiar, completando, desse modo, o quadro para a instalação da perturbação.

Constata-se, é certo, que o Self, no sociopata, é desintegrado do ego, sofrendo uma fissura que impede o perfeito relacionamento que produziria o seu ajustamento ao grupo social. Isso decorre de heranças morais e espirituais que procedem das experiências infelizes de outras reencarnações, quando o Espírito delinquiu, ocultando a sua culpa e fugindo da convivência humana, matando a sensibilidade e deslocando-se do epicentro do amor pleno para o egocentrismo imediatista, encarregado da gratificação pelo prazer sensório-emocional.

A ação perversa a que se entregam, gera bem-estar nos seus agentes, preenchendo com satisfação mórbida o vazio existencial, porque destituídos de significados psicológicos e de objetivos dignificadores que promovem a criatura e a tornam integradas no mundo objetivo onde vivem, sentem-se abandonados, fugindo para o isolamento de onde saem apenas para afligir os outros.

É inadiável a necessidade de tratamento enérgico dessa perturbação, qual se aplica a outros pacientes portadores de transtornos psicóticos profundos, ao mesmo tempo realizando-se psicoterapia de grupo, de forma a despertar o interesse do enfermo para fora do ego.

Essa marcha do eu para o nós jamais se poderá dar a sós pelo paciente, desde que, deslocado do centro comum de interesses, não se sente motivado a alterar a conduta que se vem aplicando, por nela encontrar isolamento, evitando-se trabalho e preocupação que denomina sempre como aborrecimento paras o seu tedioso comportamento doentio.

O sociopata é enfermo da alma, que se pode recuperar mediante esforço conjugado entre o seu médico, o psicoterapeuta, o grupo de ajuda e ele próprio, reconquistando, desse modo, a real alegria de viver na sociedade que se encontra aberta a todos que nela desejem construir felicidade.

Texto de Joanna de Angelis, do livro "Triunfo Pessoal", psicografado por Divaldo Franco.

9 comentários:

  1. muito bom isso sou um sociopata e estou atraz de cura mulagre ou seja que deus tenha q dar pra eu me recuperar e serr feliz

    ResponderExcluir
  2. Quanto charlatanismo, isso é desconhecer totalmente a psique humana. Nem Jung falou tanta asneira, e ele podia.

    ResponderExcluir
  3. Uma cópia do seu blog foi enviada para o Conselho Federal de Psicologia e outra para o de Psiquiatria. A senhora está exercendo ilegalmente atribuições destes profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta desinformação desse senhor. Em vez de acusar porque não colocar suas ideias para que haja um debate saudavel e realmente produtivo.

      Excluir
    2. Ele vai seninciar um espirito? Joanna de Angelis não vive entre nós. Essa passagem de um livro pscografado. Quanta ignorância meu Deus...kkkkk

      Excluir
  4. A função destes conselhos é regulamentar a prática das referidas profissões, não cercear a liberdade da população de ler, estudar e publicar suas reflexões acerca da psicologia e da espiritualidade.

    Lastimo que algumas pessoas ainda dediquem seu tempo a se colocarem como justiceiros da vida alheia, criticando os outros ao invés de estender a mão ao próximo da forma que lhe convier.

    De qualquer modo, fique em paz.

    ResponderExcluir
  5. Mas, na ótica reencarnacionista que todos reencarnam para evoluir, que evolução poderia ter um sociopata já que ele nada sente, principalmente remorso ?

    ResponderExcluir
  6. terapia de grupo?
    Meu pai é sociopata, mas experimente dizer a ele q ele precisa de terapia ahahahahaha....
    Mesmo que haja solução, eu acho impossível um sociopata ir até o terapeuta

    ResponderExcluir