“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e periespirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.” Joanna de Ângelis

Tratamento Mental


Segundo Manoel P.de Miranda, o irmão em tratamento representa o nosso passado, o que já fomos, e o porvir dos invigilantes, que ainda hoje não despertaram para as responsabilidades que lhe dizem respeito.

Antes de qualquer esforço externo, há de se predispor o paciente à renovação íntima, intransferível, ao esclarecimento, à educação espiritual, a fim de que se conscientize das responsabilidades que lhe dizem respeito, dando início ao tratamento que melhor lhe convém, partindo de dentro para fora. Posteriormente, e só então, se fará lícito que participe dos labores significativos do ministério mediúnico, na qualidade de observador, cooperador e instrumento se for o caso.

A dívida persiste enquanto não se regulariza. Considerando que o devedor se dispõe à renovação, com real propósito de reajustamento íntimo, modificando as paisagens mentais a esforço de leitura salutar, oração e reflexão com trabalho edificante em favor do próximo e de si mesmo, mudam-se-lhe os quadros provacionais, e providências relevantes são tomadas pelos Mensageiros encarregados da sua reencarnação, alterando-lhe a ficha cármica.

O Evangelho é a mais avançada terapêutica de que se tem notícia para o homem que se resolve vivê-lo em plenitude. E não podemos esquecer a terapia do amor, a psicoterapia do entendimento e da atenção – jamais relegando os pacientes à própria sorte por cansar-se dele ou por procurar não perder tempo com os casos irrecuperáveis, quando falham os recursos clássicos.

A contribuição fluidoterápica (o passe), nas diversas expressões em que se apresenta, é de valor e benefício indiscutível, desde que o paciente se disponha realmente a ajudar-se.

A prece, por fim, é de essência divina. Registros especiais captam as rogativas da Terra e as transformam em respostas de socorro celeste. Nenhum apelo neste Universo de vibrações e intercâmbios jaz sem resposta. Quem se compraz na revolta, sintoniza com mentes carregadas de ira, que se conjugam em comércio de longa duração, assim como quem vibra esperança e amor sincroniza com as forças emissoras da paz e da harmonia, estabelecendo ligações que favorecem o otimismo e a saúde.

Recorremos à proteção divina, no entanto não é lícito aguardar milagre, que tal não existe, tampouco regime de exceção, que significaria privilégio – que reconhecemos não merecer. O “milagre” resulta do trabalho salutar, que funciona a tempo próprio e justo.

Oremos e prossigamos!

(extraído do livro “Grilhões Partidos”, psicografado por Divaldo Franco)

Imagem: Kyoto, Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário